sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Dezembro Amulmig - Natal 2018 e Notícias Acadêmicas











Natal Amulmig 2018 foi uma festa concorrida, uma explosão de religiosidade. Encerrando as atividades lítero-culturais de 2018 a AMULMIG reuniu no dia 18 de dezembro seus associados para cultuar em verso e prosa a maior efeméride do mundo ocidental, a que marca o início da nossa história, o Nascimento de Jesus, o filho de Deus, conhecido simplesmente como Dia de Natal.

Assim partilhamos com todos os cristãos e os nãos cristãos este nosso Dia sagrado e consagrado. A casa ricamente decorada para o evento teve no Presépio, o principal elemento da data.

O presépio é a maior representação do Natal. De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado pelo nosso patrono São Francisco de Assis no Natal de 1223. Ele montou o presépio em argila na floresta de Greccio - na região do Lácio. Sua ideia era montar o presépio para explicar às pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. Após esta primeira montagem virou tradição religiosa. No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos. Finalmente, os presépios com personagens vivas. Hoje os maiores fabricantes de presépios, infelizmente, são os chineses, que nele não creem.

Também o Natal passou a ser mais um evento comercial. Lojas e shoppings são enfeitados com luzes e árvores, trenós e papais noeis, mas o presépio já quase não se vê... talvez para dissociar a figura exemplar de Jesus do mercantilismo capitalista de lucros crescentes.

Assim no nosso Presépio, montado pela acadêmica Maria Armanda Capelão, encontramos as peças do presépio:

Virgem Maria – a mãe de Jesus; José – o pai de Jesus; a Manjedoura com palhas em um curral – o berço de Jesus; Burro e Boi, Ovelhas - animais do curral onde Jesus nasceu; Anjos – os que anunciaram a chegada de Jesus; Estrela de Belém – que orientou os reis Magos quando Jesus nasceu; os Reis Magos, que chegaram a Jesus 12 dias após seu nascimento, no que hoje chamamos Dia dos Reis; a gruta; os Pastores; o galo, que teria presenciado o nascimento e deveria cantar ao mundo a boa nova. E finalmente a representação mais importante e razão de ser de tudo O Menino Jesus, o Filho de Deus, O Salvador, Aquele que é a Estrela Guia da humanidade.

Também montou-se a árvore, costume difundido, supõe-se, por Martinho Lutero.

A abertura da fala acadêmica foi feita pela acadêmica Maria Armanda Capelão Ferreira que declamou seu poema natalino, uma mensagem de abrir corações à vida. A seguir acadêmicos apresentaram textos e poemas de sua autoria, referindo-se apenas a esta importante efeméride do mês. A acadêmica Cândida Corrêa Cortês de Carvalho trouxe de Luz, onde reside, a jovem Inês tocou o Sofar, instrumento primitivo e citado na Bíblia, vestida com roupas da época em que ele era usado, falando sobre ele e demonstrando os principais sons.

Ao encerrar tivemos o tradicional sorteio de brindes e o congraçamento com o tradicional Lanche Natalino.

Na ocasião o presidente o Cesar Vanucci  ofereceu aos presentes o opúsculo Natal, Poema de Nazarena Suavidade que editou e em que reuniu trabalhos de diversos autores, entre eles de Madre Tereza de Calcutá, de Drummond e de nossa confreira Eva Reis.





















Natal
Angela Togeiro, novembro de 2018


Nas ruas já enfeitadas,
Papai Noel é aclamado,
com renas puxando o trenó,
simulando perene entrega ao mundo
alegria, presentes e muita comida...

As lojas seguem o motivo
todas ornadas, caixas tilintando
luzes brilhando por todos os lados,
compras e compras dilapidando
o salário do enganado
(do cristão, do não cristão, do ateu, do anticristo)
na ilusão de ser aceito e amado.

Não é mais a festa de Deus.
Só mais uma festa pagã,
tentando juntar pessoas
com falsas ideologias, falso falar de Amor.


***************
Das bênçãos do Céu, ainda encontramos
Natal em muitos lugares,
pessoas em prece agradecidas
renovando a aliança, a graça da salvação,
distribuindo o pão com o próximo
ou entre amigos e familiares,
fazendo do próprio coração
a eterna manjedoura de Jesus.

....................................
 Assista também no Youtube











































Notícias Acadêmicas

O presidente Cesar Vanucci recebeu o “Troféu João Guimarães Rosa” concedido pela Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar “a personalidades e organizações que se destacam no culto à memória e obra do escritor” em evento ocorrido no dia 19 de novembro, no Bairro Cidade Nova, em praça que leva o nome de Guimarães Rosa. A Academia é atualmente presidida pelo coronel Klinger Sobreira de Almeida.




foto do blog: o Cesar Vanucci



A Acadêmica Zaíra Melillo Martins lançou o livro Casos de Mano Dedé, reconstituição histórico-familiar em homenagem ao seu irmão mais velho.







Tomaram posse na Associação de Jornalistas e escritoras do Brasil/MG – AJEB/MG as acadêmicas Angela Togeiro, Leslie Ceotto Deslandes, Maria Inês Chaves de Andrade, Martha Tavares Pezzini. A presidente da Coordenadoria de MG é Irislene Castelo Branco Morato, filha de um dos fundadores da nossa Amulmig, Eugênio Morato. O presidente César Vanucci e a Presidente Emérita e Presidente do Conselho Superior Elizabeth Rennó – atual presidente da Academia Mineira de Letras tomaram posse como membros honorários.
















O acadêmico João Bosco de Castro tomou posse como Sócio Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni e no Instituto Histórico e Geográfico do Mucurí no dia 24 de novembro de 2018. A ele nossos cumprimentos por mais esta conquista do seu talento lítero-cultural.












A acadêmica Angela Togeiro participou do lançamento da mais nova coletânea de aldravias Auri Sacra Famus! – O livro VI das Aldravias – Tema Política, lançado em 26 de novembro 2018 na cidade de Mariana, berço e sede do Movimento Aldravianista e da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas. 








A acadêmica Martha Tavares Pezzini foi agraciada com o Título de Cidadã Honorária de Matozinhos, em congraçamento havido no dia 14 de dezembro. À nossa confreira, os nossos cumprimentos por este reconhecimento.







A acadêmica Cândida Côrrea Côrtes Carvalho na FLILP - outubro/2018