terça-feira, 24 de abril de 2018

AMULMIG 55 anos de fundação - Jubileu de Ametista









Com a presença de acadêmicos, acadêmicas, convidados e visitantes, a Amulmig se reuniu para comemorar o seu 55º ano de fundação. Jubileu de Ametista. Propriamente simbolizado com esta pedra, símbolo da espiritualidade, como no nosso lema AD MAJORA NATA... nascida para coisas elevadas. Nesta data foi apresentada a Caminhada da Amulmig para atingir esta longevidade com vigor imortal do dia de sua fundação em oito de abril de 1963, como consta no nosso primeiro livro de atas, acolhendo escritores natos ou residentes em Minas Gerais.
Para a solenidade festiva formou-se um círculo, ideia do Presidente Vanucci. Ideia oportuna para este momento, pois como se sabe o círculo, nas mais diferentes correntes de pensamento místico, é considerado, desde remotas épocas, como o símbolo da totalidade original do universo e também todos os atributos que acompanham o Todo ou o Absoluto... a perfeição, o infinito, o ilimitado, o atemporal, a completude etc. E neste momento somos este Todo atemporal, ilimitado e completo ao buscar as nossas raízes acadêmicas... alimentadas das sementes e dos frutos deste mesmo Todo fortalecendo o presente, o passado e o futuro a um só tempo.
A Caminhada foi apresentada pelas acadêmicas Elizabeth Rennó e Ismaília de Moura Nunes, e pelo acadêmico Luiz Carlos Abritta, com apartes e contribuições dos presentes. O presidente Vanucci abriu a sessão e comunicou a participação do presidente emérito Luiz Carlos Abritta em evento da União de Trovadores da Colômbia, em Bogotá e da recente premiação de Angela Togeiro com a Medalha da Inconfidência.O majestoso Hino Nacional foi executado nesta sessão comemorativa, bem como a Oração de São Francisco, Patrono da casa, e o Hino da Amulmig, composto pela acadêmica Ligia Maria Silva, de saudosa memória, do Município de Barão de Cocais foi cantado pelos presentes. Tivemos um intervalo musical, a cargo do tenor Marzo Sette Torres que apresentou as músicas brasileiras compostas em 1963, e as internacionais em mais tocadas neste ano. Houve a tradicional chamada dos acadêmicos presentes para saudar a Amulmig, que apresentaram seus municípios, cadeira e patrono. Foram apresentados os neoacadêmicos presentes, Rogério Zola, Paulo Miranda - embaixador, Maria Inês Marreco e Raquel Vilela. O neoacadêmico Rogério Zola usou a palavra e leu o poema da acadêmica Maria Lúcia de Godoy Pereira, premiado em 2017, e adaptado para este evento, abaixo transcrito. Contamos também com a presença da professor e crítica literária Simone von Randow. A seguir o tradicional discurso do nosso Presidente César Vanucci, que tem dado valorosa contribuição e valorização da academia e de seus membros, impulsionando e liderando nosso crescimento dentro e fora da grande comunidade mineira. Para encerrar, o bolo do 55º jubileu, cujas velas foram apagadas pelos três acadêmicos dirigentes, os presidentes eméritos Luiz Carlos Abritta e Elizabeth Rennó e o atual, César Vanucci.



 




 









 










 







Hino da

Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais

Letra e música da acadêmica

Lygia Maria Silva, Barão de Cocais, 1995



Um dia sob a égide de um místico,

E o idealismo de pessoas de escol,

Brilhou a chama de um belo sonho artístico

E que refulge hoje, como a luz do sol,

Sobre as montanhas, por poetas decantadas,

Do nosso estado, desta terra bem mineira,

Nossas cidades são aqui representadas

Pelos seus filhos, cada qual à sua maneira.



A “ACADEMIA MUNICIPALISTA

DE LETRAS” da nossa Minas Gerais,

É a mola mestra que, ao idealista

Impulsiona, sempre, sempre mais!

Nosso patrono, vindo lá de Assis,

Santo-poeta, vem nos inspirar

A seguir-lhe os passos, e é feliz

Quem suas virtudes sabe assimilar!









Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais©


  Menção Especial Destaque – Poesia
MARIA LÚCIA DE GODOY PEREIRA,
Belo Horizonte/MG


No alto dos seus cinquenta e quatro cinco anos,
revestida de honra e de glória,
guarda o mesmo espírito de decanos
que ainda hoje norteia sua trajetória.

Mantém acesa a chama do altruísmo
com empenho e com singularidade:
no saber de um povo, no seu dinamismo
que contempla, com glória, a humanidade.

E tal qual garimpeiro que na lida
se empenha em encontrar veio de ouro,
busca cultura, sua mina preferida,
está nas letras o seu maior tesouro.

Venho pois nesta data, com alegria,
trazer-lhe os meus votos de renovo:
ao se fazer nova a cada dia
és guardiã da história de um povo.




Maria Lúcia de Godoy Pereira. Nasceu em Ipanema- MG, filha de Hypólito Pereira Filho e de Esmeralda de Godoy Pereira.

Pedagoga atuou em vários segmentos da Educação e aposentou na Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. É Presidente Emérita da União Brasileira de Trovadores – UBT; é Acadêmica Benemérita da Academia Corsdisburguense de Letras de Guimarães Rosa, membro do Clube da Simpatia na cidade de Olhão – Portugal. Membre d´Honneur, 157, Divine Académie Française des Arts Lettre et Culture; acadêmica da Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS- ES. É Acadêmica da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (AMULMIG) onde ocupa o cargo de Secretária Geral.