segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Outubro Acadêmico

Encerrando o mês de outubro, a Amulmig recebeu o acadêmico Rogério Faria Tavares para a Palestra: "Vida e Obra de Alfredo Camaratti", dia 31, às 15 horas na Rua Agripa de Vasconcelos 81. Tivemos o brilhante resgate de sua memória e importância histórica nas crônicas ligadas à construção e ao cotidiano de Belo Horizonte. A Acadêmica Marilene Guzella também acrescentou sua contribuição histórica, nos idos dos anos dourados, livro do mesmo tema que lançou recentemente. Também o acadêmico Jair Barbosa da Costa ressaltou a importância destes registros para a memória de como era a vida e enriqueceu com contribuições do seu ontem e do nosso hoje. O acadêmico Daniel Antunes na oportunidade autografou para os acadêmicos seu livro "Celebrando a Vida  Poemas Outonais e Contos".


















__________________________



O presidente da Amulmig César Vanucci recebeu a Medalha Santos Dumont Ouro, em cerimônia havida no dia 24 de outubro, na Fazenda Cabangu, no município que leva o nome do Pai da Aviação, na Zona da Mata mineira.
A medalha foi criada pela Lei 1.493, de 1956, em comemoração ao primeiro voo da aeronave mais pesada que o ar, com motor impulsionado a gasolina, construída pelo mineiro Alberto Santos Dumont, realizado em 23 de outubro de 1906, na cidade de Paris, França, chamado de Oiseau de Proie
"A honraria é concedida anualmente pelo Governo do Estado com o objetivo de homenagear aviadores civis e militares ou pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da aviação no País. A lista de agraciados pode contar com, no máximo, 130 nomes, indicados pelos 19 integrantes do conselho. São quatro os tipos de condecoração: grande colar e graus ouro, prata e bronze".

 




__________________________



A acadêmica Cândida Corrêa Côrtes Carvalho, representante do município de Luz, participou do evento de lançamento do projeto Mulheres por Minas lançado no Automóvel Clube no dia 27 do corrente, ao lado de mais 853 mulheres representante de municípios mineiros. Mulheres por Minas nasceu de uma ação conjunta, através do Núcleo de Diálogos  para o Estado de Minas Gerais (NUDEM), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais,  (SECCRI). Além das convidadas, havia também a presença de autoridades e lideranças políticas e empresariais, apoiadores, beneméritos e de Mulheres empreendedoras.
Dona Cândida Corrêa Côrtes Carvalho agradeceu e elogiou a iniciativa de fundação do Mulheres por Minas; na oportunidade, falou sobre os trabalhos que desenvolve em Luz.




Foto do BH-Eventos com a cobertura detalhada do evento nos endereços abaixo.
http://www.bheventos.com.br/cobertura/10-27-2017-o-projeto-mulheres-por-minas-e-lancado-no-automovel-clube

__________________________

A acadêmica Elizabeth Rennó, representante do Município Carmo de Minas, lançou o livro Arquivos Literários no dia 21 de outubro de 2017, na Academia Mineira de Letras. 





 




















__________________________



A acadêmica Marilene Guzella, representante do Município de São Pedro dos Ferros, tomou posse no IHGMG – Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, no dia 7 de outubro. Parabéns, confreira Marilene por mais esta conquista do seu talento e dedicação à literatura e à cultura de modo geral.















 __________________________

 

 


A acadêmica Angela Togeiro, representante do Município de Volta Redonda/RJ, recebeu os seguintes Prêmios Literários:

- Alacib – Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, Mariana 3º lugar Crônica, Cadeira de Rico

- Abrames – Associação Brasileira de Médicos e Escritores – Rio de Janeiro, 3º lugar, categoria Ensaio – Tema Onde está a receita do cigarro.

- UBT Seção de Bragança Paulista, concurso de trovas, Menção Honrosa, 4º lugar, 1ª Menção Honrosa em Trova: Concurso literário nacional de poesia em Trova – II Láurea Cidade Poesia, 10 anos da Seção UBT de Bragança Paulista, tema Trajeto.

- Finalista no IV Certamen Internacional de Poesía em Español “Estado de Sitio”, Fomento Educativo, México.



__________________________

 


















A Amulmig recebeu no dia 24 de outubro a acadêmica Lucília Cândida Sobrinho com a magnifica palestra sobre  Poesia e Folclore. A acadêmica Angela Togeiro, no ensejo do tema, leu algumas efemérides do mês:

Dia 29 – Dia Nacional do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 29/10/1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil. Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.

Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro, extraoficialmente, e adotado, pois em 20.10.76 foi criado o Movimento Poético Nacional, que existe até hoje, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

Temos ainda o 31 de outubro o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei em homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Antes era comemorado também extraoficialmente, em 14 de março, em homenagem ao grande poeta Castro Alves.

E ligando tudo isto com nossa palestra, no dia 31 é comemorado o  Dia do Saci.
E com ele encerrando o mês passo a palavra a, convidamos a acadêmica Maria Armanda Capelão Ferreira que apresentará nossa palestrante – elogio e do currículo.

Ainda o cerimonial citou os aniversariantes do mês, a quem cumprimentamos, são eles:dia 30, Otacílio Ferreira Cristo, 31, João Quintino Silva e Mercemiro Oliveira Silva.
__________________________





 

A Amulmig recebeu, dia 10 de outubro, a acadêmica Leslie Ceotto Deslandes com a palestra Saúde: Promoção e Prevenção. Traçando a evolução dos primeiros conceitos do que era considerado como saúde até os dias de hoje, com abordagens dos modernos meios de promoção e prevenção para uma vida saudável. Abrindo um leque para o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e o Novembro Azul e alertando sobre doenças silenciosas tais como diabetes e pressão alta. No transcorrer da palestra, tivemos a participação da acadêmica Maria Armanda Capelão lendo o Juramento de Hipócrates. Na deixa do tema, houve participações das acadêmicas Lucília Cândida Sobrinho que leu seu belíssimo poema premiado no Prêmio Literário Amulmig Prosa e Verso, edição 2017, abaixo transcrito, de Edelvais Campos que relembrou-nos o dia 18, Dia do Médico, Marilene Guzella Martins Lemos no rastro da história da medicina e do presidente César Vanucci abordando também a medicina de hoje, sobretudo lamentando e citando que muitas vezes há chance de melhorar a saúde ou obter cura só para quem pode pagar os tratamentos caríssimos disponíveis no mercado, quando deveriam ser públicos, i.é, para acesso de todos. Marcante da palestra é que mês de outubro há muitas efemérides ligadas ao homem e à saúde, hoje, Dia Mundial da Saúde Mental. Mês do Outubro Rosa - Prevenção do Câncer de Mama. Dia Nacional e Internacional da Doação do Leite Humano. Dia Nacional do Doador de Medula Óssea. Dia do Médico. Dia Mundial da Amamentação. Dia do Deficiente Físico. Dia do Anestesiologista. Dia Nacional da Vacinação. Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. Dia Nacional da Saúde Bucal. Dia Nacional e Mundial da Psoríase. Dia Nacional de luta contra o Reumatismo. Dia do Dentista. Dia do Fisioterapeuta. Dia Mundial da Alimentação. Dia Internacional do Idoso, hoje de grande atenção pela longevidade e necessidade de vida de boa qualidade.
__________________________